25/11/2021 às 23:08 Artigos

O poder do Audiovisual na sociedade e para empresas

32
3min de leitura

Audiovisual é um termo utilizado para qualquer forma de comunicação que envolva som e imagem.

Logo, ele pode ser um vídeo informativo, combinação de fotos e músicas ou ainda um conteúdo comercial.

De acordo com a Empresa Brasil de Comunicação, estamos vivendo na era dos vídeos e esse tipo de material está em alta.

Assim, são uma ótima forma de se comunicar e conseguir alcançar diferentes segmentos do mercado, sendo indicados para qualquer negócio.

A evolução da comunicação

Por outro lado, de acordo com a EBC, o Brasil já passou por três eras de comunicação: imprensa, rádio e cinema.

Estamos passando pela era do vídeo, uma tecnologia nova quando comparada com a escrita e com a fotografia. Sua origem está ligada com o surgimento da televisão.

A partir da década de 60 que o vídeo passou a ter uma identidade própria. Isso aconteceu devido à comercialização de câmeras para uso pessoal. Ou seja, apenas as grandes produtoras e emissoras de TV tinham esse poder.

Como resultado, as câmeras começaram a ser utilizadas para a gravação de momentos familiares e também para expressões artísticas. E desse modo começou a era do vídeo!

Ou seja, o formato evoluiu em alta velocidade nos últimos anos e hoje está disponível em todos os canais e para todos os públicos.

O poder do audiovisual

Foi reafirmado através de pesquisas que o audiovisual tem um impacto real nas vidas das pessoas.

De acordo com o Google, 6 a cada 10 pessoas preferem ver um vídeo online do que assistir à TV.

Além disso, o HubSpot, mostra que 78% das pessoas veem vídeos semanalmente e 55% assistem a conteúdos audiovisuais diariamente!

Destacamos também que esse formato está crescendo a cada ano que passa.

Nesse contexto, uma previsão realizada pela Cisco, é de que até 2022 os vídeos representem mais de 82% de todo o tráfego online!

Desse modo, esses dados nos mostram o alto consumo do audiovisual ao redor do mundo e a sua importância para a comunicação.

Como utilizar o audiovisual para se comunicar?

Em primeiro lugar, utilizar esse recurso para se comunicar é compreender que, além de ser uma linguagem atual, é uma ferramenta de transformação social que tem relação direta com a emoção.

Assim, os consumidores querem se conectar com companhias que tenham os mesmos valores que eles, e buscam por marcas que sejam transparentes e que se expressem sobre suas opiniões políticas, questões ambientais, causas sociais e direitos humanos.

No entanto, recomendamos: Pense nos valores da empresa. De nada adianta pregar por valores que não fazem parte da empresa para aumentar o lucro e conquistar novos públicos.

Desse modo, pense nos princípios que o negócio possui. E como pode aumentar o impacto no local em que vive.

Logo, se a sua organização está localizada em uma comunidade carente, por que não começar um programa de capacitação de jovens?

Conte com uma empresa com experiência

Torna-se imprescindível procurar uma produtora de audiovisual de qualidade que conseguirá auxiliá-lo e indicar os melhores vídeos que podem ser feitos.

O mais legal desse formato de conteúdo é utilizá-lo tanto para questões internas, trazendo motivação para os colaboradores, quanto para assuntos externos, engajando mais o seu público. 

Pense bem nisso!

Fonte: https://softcine.com.br/


25 Nov 2021

O poder do Audiovisual na sociedade e para empresas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Conteúdo em Vídeo Conteúdo Corporativo Criação Audiovisual Marketing Negócios Posicionamento no Mercado Produção Audiovisual Vendas Vídeo Marketing

Quem viu também curtiu

17 de Out de 2021

5 dicas infalíveis para produzir conteúdos audiovisuais!

17 de Out de 2021

Você sabe a diferença entre um Videomaker e Filmmaker? Conheça!

17 de Out de 2021

Marketing de Conteúdo em Vídeo: entenda esta febre

Logo do Whatsapp