18/10/2021 às 13:49 Artigos

Por que a mídia audiovisual é considerada uma ferramenta e meio de comunicação poderosos?

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Em uma sociedade envolvida com smartphones e conectada com 5G e internet de fibra óptica, restam poucas razões pelas quais as empresas não deveriam envolver os clientes com mídia audiovisual, mas apenas ser generalizada não é a razão. A verdade é que a mídia audiovisual torna sua mensagem muito mais envolvente e muito mais fácil de lembrar do que outras formas de comunicação.

A Importância da Comunicação Audiovisual

O material audiovisual - especialmente o vídeo - tem demonstrado aumentar a retenção de informações; no entanto, esse não é o único benefício. Conforme observado em um artigo de pesquisa da Sage Publishing e da Purdue University, o vídeo aumenta o envolvimento entre professores e alunos, incluindo maior participação em cursos e, o mais interessante, aumenta o envolvimento emocional. A única desvantagem real do vídeo é a barreira que ele representa para as pessoas que não têm acesso à tecnologia ou que têm desafios para usá-la.

Compreender o poder do uso de mídia de áudio e visual simultaneamente reside na psicologia humana e na biologia do sistema nervoso humano. A teoria cognitiva da aprendizagem multimídia, desenvolvida principalmente por Richard Mayer, sugere que existem dois canais diferentes que os humanos usam para processar informações - auditiva e visual. Cada canal funciona de forma independente e cada um é limitado na quantidade de informações que processa.

Em suma, quando você apresenta informações por meio de ambos os canais, você está fazendo duas coisas. Primeiro, você está dando ao cérebro dois canais para escolher na coleta de informações para salvar. Em segundo lugar, você está dominando ambos os canais, reduzindo a chance de o cérebro ser distraído por outras fontes de informação.

Uso eficaz de vídeo em suas mensagens

Criar mensagens de vídeo nunca foi tão fácil como hoje. Como proprietário de uma pequena empresa, você pode gravar um vídeo em alta resolução em seu telefone, adicionar seu logotipo a ele em seu computador e enviá-lo para uma variedade de plataformas de alto tráfego, como YouTube, TikTok, Instagram, Pinterest, Facebook e Twitter - tudo em alguns minutos.

Embora você deva ter várias decisões a tomar em relação aos seus vídeos, há apenas duas considerações principais de pesquisas recentes sobre o próprio meio para manter em mente. Perguntas sobre orçamentos de produção e colocação de logotipos devem vir depois destas: vídeos curtos funcionam melhor? As pessoas são mais propensas a assistir mais a um vídeo curto do que a um longo, elas retêm mais informações e são mais propensas a assisti-lo novamente. Se você não tem escolha a não ser usar um vídeo longo, considere dividi-lo em segmentos.

Em estudos acadêmicos, os pesquisadores descobriram que os alunos ficam mais envolvidos quando o instrutor está no vídeo. O uso de gráficos não tem efeito sobre o engajamento. Para os proprietários de empresas, a lição é deixar de lado os slides do PowerPoint e ter um rosto humano falando para o público do vídeo sempre que possível.

Outros usos da mídia audiovisual

O vídeo pode ser a forma de mídia mais predominante, mas dificilmente é o único exemplo de comunicação audiovisual usada pelas empresas. O pessoal da VSSi, uma empresa de serviços audiovisuais da Costa Leste dos Estados Unidos, oferece vários exemplos eficazes de comunicação audiovisual, incluindo:

Telas interativas: telas de toque digitais interativas podem ser tão grandes quanto uma parede inteira. Eles podem ser usados ​​em salas de treinamento, feiras ou exposições interativas.

Quiosques com tela de toque: uma maneira interativa de apresentar produtos e serviços enquanto identifica clientes em potencial. Eles podem ser montados em uma parede ou em um terminal independente. As telas dos quiosques podem variar de 24 a 86 polegadas.

Sinalização digital: Inclui áudio e vídeo reproduzidos em loop, geralmente de um computador conectado ou mídia carregada no próprio processador do letreiro luminoso.

Videoconferência: este se tornou o método preferido de comunicação para as empresas desde que a pandemia de 2020 tornou as reuniões presenciais muito menos atraentes do que antes. Preferida pelos clientes em vez de chamadas de voz, a videoconferência pode aumentar o envolvimento e oferecer dicas faciais importantes que antes só eram possíveis em reuniões cara a cara.

Fonte:

Por David Weedmark - https://smallbusiness.chron.com

Referências:

  1. Sage Publishing: Assessing the Impact of Educational Video on Student Engagement
  2. VSSI: Advantages of Using Audio Visual Systems in the Business



18 Out 2021

Por que a mídia audiovisual é considerada uma ferramenta e meio de comunicação poderosos?

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