17/10/2021 às 15:20 Artigos

Vídeo Institucional, ter ou não ter?

160
4min de leitura

Por EDSON MACEDO

@edsonmacedooficial, videomaker de Brasília-DF, parceiro da Espelho Audiovisual.

Por que há empresas e organizações como a Apple que são tão inovadoras e tão inspiradoras e que possuem fãs em todo mundo que desejam os seus produtos e serviços a ponto de fazerem filas antes mesmo do lançamento do novo Iphone para poderem adquiri-lo em primeira mão? Sem se importar tanto com o valor?

Ano após ano essas empresas são mais inovadoras que as suas concorrentes. O que diferencia essas empresas das demais?

A resposta pode estar dentro da Teoria do Círculo Dourado, desenvolvida pelo especialista em liderança e autor do livro “Comece pelo Porquê”, Simon Sinek.

Segundo a Teoria do Círculo Dourado, todos os grandes e inspiradores líderes e empresas e organizações inovadoras do mundo pensam, agem e se comunicam da mesma maneira. E é, completamente, o oposto do resto.

Para exemplificar veja a figura abaixo:

Imagem: https://www.idealmarketing.com.br/blog/simon-sinek/

Esse conjunto de círculos concêntricos ilustra como algumas organizações e líderes são capazes de inspirar e outros não. A forma como normalmente nos comunicamos é de fora pra dentro do círculo? Da informação mais óbvia para a mais confusa?

A maciça maioria das pessoas e empresas em todo o planeta sabe “o que” elas fazem, 100% eu diria. Alguns menos sabem “como” eles fazem. Mas raríssimas empresas sabem o “porquê” fazem o que fazem. E quando digo o “porquê” não digo “ganhar dinheiro” ou “ter lucro”. Ganhar dinheiro é consequência, é resultado.

Quando digo o “porquê” digo qual o seu propósito? Qual a sua causa? Qual a sua crença? No que você acredita? Por que a sua empresa existe? Por que você se levanta da cama todas as manhãs? E por que alguém deveria se importar com isso? Normalmente as empresas se comunicam assim: “temos os melhores profissionais?”, “Nossos produtos são os melhores e mais bonitos?”. Perceba que essas frases não possuem apelo emocional nenhum, para nós essas informações entram na vala comum do nosso subconsciente. Quando há muitas empresas se comunicando dessa forma, geralmente compramos da mais barata.

Mas as pessoas e as empresas inspiradoras, independente do seu tamanho e de sua posição no mercado, pensam, agem e se comunicam de dentro para fora. Elas primeiro mostram o seu porquê, o seu propósito. Vejamos como a Apple se comunica:Porquê: Tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo, nós acreditamos em pensar de forma diferente.Como: A forma que desafiamos o status quo é fazer nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com interface amigável.O quê: Acabamos fazendo excelentes computadores.

Totalmente diferente não é mesmo?

Tudo o que fizemos foi inverter a ordem da informação. Isso prova que as pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz. E isso vale tanto para grandes quanto para pequenos negócios. Quem começa pelo porquê não manipula, inspira, e as pessoas que os seguem não porque precisam, mas porque querem. Eis a diferença! Isso eleva o valor da sua marca, faz as pessoas se identificarem com o seu propósito e essas pessoas irão desejar o seu produto e/ou serviço.

A grande questão é: como usar o vídeo para comunicar o seu porquê? De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, devido ao aumento da quantidade de pessoas conectadas e à crescente qualidade dos vídeos, a previsão é de que em 2020, 82% de todo o tráfego da internet seja gerado por vídeos. Além disso, de acordo com um dado do BuzzSumo, no Facebook, conteúdos em vídeo geram mais engajamento (likes e compartilhamentos) do que outros apenas com imagens e links (likes e shares) do que aqueles que tem só texto, links ou imagens. Esses dados mostram uma tendência irreversível da utilização do vídeo na comunicação via Internet e de como as pessoas estão consumindo informação.

Dessa forma, nada mais oportuno do que usar o vídeo para comunicar o propósito do seu negócio. Para tanto, sugerimos que o vídeo de apresentação do seu negócio ou vídeo institucional, como é mais conhecido no mercado publicitário, tenha a história da sua empresa. É importante mostrar o que levou o fundador, ou os fundadores, a criar a empresa. Quais os problemas que haviam no mundo que o fundador quis resolver? Geralmente a história da empresa mostra a razão dela existir, as crenças que levaram a sua constituição.

Também é de extrema relevância mostrar como a empresa evoluiu ao longo do tempo, quais as dificuldades ela superou para chegar aonde chegou. Isso mostra para o público que mesmo em meio aos problemas a empresa se manteve firme no seu propósito e foi evoluindo até chegar no momento presente.

Grande abraço!

Texto baseado no livro “Comece pelo Porquê”, do Simon Sinek.

Gostaria de fazer um vídeo de apresentação do seu negócio? Nós, da Espelho Audiovisual, teremos o enorme prazer em ajudá-lo com esse propósito. Entre em contato conosco para marcarmos uma reunião e conversarmos melhor.


17 Out 2021

Vídeo Institucional, ter ou não ter?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

17 de Out de 2021

5 dicas infalíveis para produzir conteúdos audiovisuais!

17 de Out de 2021

Você sabe a diferença entre um Videomaker e Filmmaker? Conheça!

17 de Out de 2021

Marketing de Conteúdo em Vídeo: entenda esta febre

Logo do Whatsapp